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Fidelizar clientes: 9 técnicas que vão ajudar o seu negócio a vender mais rápido

Saber como fidelizar clientes é um meio importante de manter sua empresa ativa no mercado. Além do mais, quem paga as contas de qualquer empresa ou do empreendedor, são os clientes.

Sabemos que hoje, mais da metade dos CNPJs abertos não sobrevivem em 5 anos no mercado. Seja por conta de problemas financeiros, má administração, falta de estratégia de vendas e consequentemente, falta de clientes assíduos.

Contudo, boa parte dos empreendedores de hoje tem se capacitado para conseguir se manter no mercado. Além do mais, existem diversos artigos online que podem ajudar você a fidelizar clientes.

Com essa matéria, você empreendedor aprenderá estratégias e técnicas para fidelizar clientes e aumentar suas receitas. Continue a leitura e surpreenda-se!

O que fideliza um cliente?

Especialistas sugerem que é mais difícil conseguir conquistar novos clientes do que fidelizá-los.

Por isso, é importante você apostar na sua clientela criando estratégias e técnicas de fidelização de clientes ao invés de criar um plano para atrair novos consumidores.

Nas cartilhas do Sebrae para o empreendedor a qualidade dos serviços, preço, atendimento e a estrutura do negócio são fundamentais para ter um cliente fidelizado. Porém, apenas isso não é suficiente para gerar resultados no longo prazo.

Qual a importância de fidelizar o cliente?

A importância de fidelizar clientes reflete diretamente no aumento das vendas e redução de custos das promoções.

Além disso, investir em fidelização não é algo caro. Justamente porque o cliente já está familiarizado com o seu produto, serviço ou com a sua marca.

Quanto mais o consumidor sentir que a marca ou empresa se preocupa com ele, maiores as chances dele se tornar fiel. Ao mesmo tempo, clientes satisfeitos fazem propaganda gratuita do seu negócio, seja no boca-a-boca ou no digital.

Com as redes socais, o seu cliente pode falar para milhares de pessoas o quão vantajoso é comprar na sua empresa. Por isso, pense sempre em criar uma experiência de compra premium.

Assim, tenha em mente três coisas que servem de estratégia para fidelizar o cliente.

  1. Não é porque o cliente ficou satisfeito com seu produto ou serviço que ele será fiel;
  2. Valorize o feedback da sua clientela. A opinião de quem compra seu produto conta muito;
  3. Não force a barra! Isso pode prejudicar a fidelização. Surpreender é melhor e garante uma fidelização maior.

Estratégias para fidelizar clientes

Uma boa solução para começar a desenvolver estratégias de fidelizar clientes ou ao menos técnicas de fidelização é criar um plano de fidelidade.

Um jeito de mostrar que o cliente terá vantagens em comprar no seu estabelecimento, além de se sentir valorizado.

Por isso, repense nesses pontos importantes para começar a fidelizar o seu cliente, por exemplo:

  1. atendimento;
  2. público-alvo;
  3. bom relacionamento da empresa com cliente;
  4. tratamento adequado;
  5. tenha uma gestão de relacionamento com quem sempre compra de você.

Ideias criativas para fidelizar cliente

Como citamos, os custos para você ampliar a clientela são mais elevados em comparação com a fidelização de quem compra de você. Por isso, conheça algumas ideias criativas para fidelizar clientes:

  • cortesia aniversário
  • programa de fidelidade
  • cupons de desconto em datas comemorativas
  • indicações que gerem vantagens

9 técnicas utilizadas pelo empreendedor para fidelizar clientes

Agora que você já sabe que fidelizar o seu cliente é mais importante que criar estratégias para captar novos.

Saber as 9 técnicas utilizadas pelo empreendedor para fidelizar clientes é um meio de maximizar resultados, confira!

Saiba quem é o seu cliente

Saber quem é o seu cliente é extremamente importante para criar ações para ele. Aqui, o empreendedor precisa saber o sexo, idade, onde o cliente mora e outros. Só assim, é possível criar meios de fidelização.

Entenda qual é a dor do seu cliente

Saber a dor do cliente é um desafio enfrentado por muitos empreendedores.

As dores podem ser questões pontuais, mas após a empresa se familiarizar com isso, atender o cliente e resolver o problema através do seu produto, é sucesso!

Ofereça o que o seu cliente precisa

Se o seu cliente busca X não adianta oferecer Y. Você pode até tentar agregar valor à venda com outro produto. Mas você tem que ter o produto principal que a sua clientela procura.

Agregue valor ao seu produto na venda para fidelizar cliente

Se você vende um produto ou serviços, mostre que ele é diferenciado e agregue valor de venda a ele. Dessa forma, desperte o interesse do seu cliente pelo seu produto. Isso pode ajudar a fidelizá-lo.

Surpreenda o seu consumidor com conhecimento

Se o seu bem ou serviço tem um diferencial, demonstre segurança e conhecimento na hora de fazer a oferta, ou demonstração para o cliente.

Você tem que conhecer os detalhes e as minúcias. Só assim pode cativar ainda mais o cliente.

Tenha um atendimento premium

Cliente mal atendido é cliente perdido. Tenha um atendimento premium! O cliente é a pessoa mais importante, porque ele é o responsável pela venda acontecer, pela receita da empresa e pela propaganda gratuita.

Se ele gostar do produto, compra de novo! E se for bem atendido, fala bem da empresa para qualquer um. Principalmente nas redes sociais.

Formas de pagamento: avalie qual é a melhor

Alguns pagam no dinheiro, outros apenas no cartão. Não importa, tenha diversas formas de pagamento para você ter um leque de opções para o seu cliente.

Dê brindes e descontos para clientes especiais.

Que tal manter os clientes fiéis ainda mais próximos do seu negócio. Dê brindes, descontos em datas especiais ou crie um programa de fidelidade para o seu negócio.

Faça um pós-venda

Fazer um pós-venda é uma forma de demonstrar importância para aquele cliente.

Não precisa ser um questionário, com um monte de pergunta como muitas empresas fazem. Mas tente descobrir o que motivou ele a comprar no seu estabelecimento. Assim, você pode criar um padrão de atendimento para fidelizar ainda mais consumidores.

Vantagens de fidelizar cliente:

Agora que você já sabe das técnicas de fidelizar cliente, a partir do momento que você as aplicar no seu negócio terá os seguintes benefícios

  1. Clientes satisfeitos e fiéis fazem propaganda gratuita do seu negócio
  2. Fidelização de consumidores agrega valor a marca
  3. Aumento do seu ticket médio de vendas
  4. Ajuda a entender um padrão de compra específico
  5. Estreita a relação entre seu cliente e sua empresa
  6. Clientes fidelizados atraem novos clientes no seu negócio

Cliente fidelizado: seu negócio vende mais!

Agora você já conhece como fidelizar clientes para o seu negócio e que isso traz um diferencial para sua empresa, saiba que com a 3Rs você pode muito mais. Com o cliente fidelizado você aumenta as suas vendas e consequentemente o ticket médio e ainda tem propaganda de graça.

Assim, conheça como fidelizar seus clientes online criando conteúdo interativo com a 3R Serviços Digitais. Somos uma empresa especializada na redação e criação de conteúdo online para diversas empresas da região.

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