Como abrir uma Clínica de Recuperação
5 Motivos importantes para preparar o terreno ao investir em uma clínica de recuperação de maneira rentável e organizada
Com uma infinidade de drogas no mercado e com o aumento no número de casos de indivíduos dependentes químicos e alcoólatras, o mercado de recuperação no país vive um “boom”, então como abrir uma clínica de recuperação? Esse artigo serve de base para pessoas que têm o interesse de ter seu próprio negócio e a 3R ‘s Serviços Digitais disponibiliza de forma simplificada para você os 5 motivos importantes para preparar o terreno para investir no sonho da própria clínica.
Uma matéria publicada pelo portal Pesquisa Nacional de Saúde vinculado ao IBGE em 2020, demonstrou que 26,4% da população adulta afirma ter bebido semanalmente em 2019 em comparação aos 23,9% do ano de 2013.
Além disso, as mulheres têm bebido mais, já que 17% da população do gênero feminino adulta afirmam ter bebido uma vez ou mais por semana em 2019. Os números são de 4,1 pontos percentuais a mais em relação ao ano de 2013. Já o público masculino passou de 36,3% a 37,1% de aumento. Em seguida, os jovens de 18 a 24 anos puxaram os índices com 30,4%.
Outra matéria que infelizmente pesa na balança da saúde pública brasileira é uma publicação realizada por Sabrina Vito à revista Veja, onde há uma constatação de um consumo elevado de drogas ilícitas no período pandêmico.
“As marcas da pandemia do coronavírus estão na saúde do brasileiro até a presente data. Mesmo com o isolamento social e o distanciamento, houve um crescente número de casos de atendimento hospitalar para pessoas que são usuárias de drogas.”
Com o vício em alta, 54% foi o aumento expressivo do número de casos de atendimento no SUS. Além dos 50% à mais de pessoas com overdose de sedativos, sendo atendidas no pronto atendimento. A maconha teve um crescimento de 36% em relação ao ano anterior e 35% à mais da população sofre de intoxicação alcoólica. Em adendo as 100 toneladas de drogas apreendidas em junho de 2020. Uma explosão de entorpecentes comparada às 8 toneladas do ano anterior.
Tal quesito se demonstra importante quando o assunto é o processo de recuperação. Com uma quantidade maior de usuários crônicos de drogas, aumentar a quantidade de instituições e leitos hospitalares se fez necessário em 2020. Empresas que conseguiram o feito, atenderam a alta demanda e lucraram mais.
A clínica necessita de um alicerce total para poder realizar os procedimentos legais
Já que o tema é como abrir uma clínica de recuperação, não podemos deixar de pensar que assim como uma empresa, a clínica necessita de um alicerce total para poder realizar os procedimentos legais. Propiciar esse tipo de serviço de maneira estruturada é fundamental para pessoas que têm esse interesse na recuperação de entes dependentes, terem a confiança no local.
Deste modo os 5 Motivos importantes para preparar o terreno ao investir em uma clínica de recuperação de maneira rentável e organizada se dá pelo seguintes aspectos:
Reserva Financeira para investimento massivo
Todos que montam uma empresa, devem antes mesmo de começar o processo, ter uma reserva financeira ou um capital que sustente investimentos. No caso de como abrir uma clínica de recuperação não seria diferente. Para se montar uma clínica é preciso escolher estrategicamente o terreno para a construção da mesma, ou em casos onde há um local pré definido, avaliar como chegar ao mesmo é fácil.
Além disso, colocar na balança a localização onde será realizada a construção da instituição, deve ser feito um estudo se há uma demanda para isso. Apesar de uma clínica salvar vidas, ela não deixa de ser uma empresa. E toda empresa para sobreviver à concorrência do mercado, precisa ter lucro. Então antes de investir procure uma consultoria para orientação. Não haja por impulso.
Local escolhido, e agora?
Escolheu um local que atende todas as necessidades e que é viável ao processo de internação, é interessante partir para o processo de construção da instituição. Então entrar em contato com a Febract e ler a regulamentação exigida para propiciar recurso terapêutico é a segunda fase.
Dependendo dos seus recursos você pode criar uma unidade mais básica ou uma mais avançada. Tudo irá depender de quanto você tem de reserva financeira para isso. Toda instituição necessita de um aparato de ambientes para dar mais conforto para os pacientes e orientar o procedimento de recuperação. Então antes de falar com um arquiteto e engenheiro, visite o site da Febract e conheça mais sobre o assunto.
Além da Febract, exigências da Vigilância Sanitária e Bombeiros
Outro adendo importante, além da Febract, são as exigências da Vigilância Sanitária e Bombeiros. Dependendo do tamanho da sua clínica, pode ser necessário entrar em contato com esses órgãos para deixar as instalações de acordo. Algumas instituições necessitam de caixas d’água externas em caso de incêndios.
Concomitantemente, você terá que comprar aparatos e utensílios específicos como: fogão, fornos e máquinas de lavar roupa industriais. No caso dos quartos, dependendo da sua instituição, construir banheiros para portadores de necessidades especiais ou idosos com comorbidades é imprescindível.
Ambiente adequado para que os pacientes possam realizar o tratamento de forma eficaz
Muitas instituições TOP ‘s do mercado contam com salas de reuniões, área para exercício físico, piscina, sala de enfermagem, sala de TV, área para prática da espiritualidade, sala de atendimento individual, oficinas terapêuticas com objetos para proporcionar terapia ocupacional e biblioteca.
Equipe contratação de uma equipe técnica especializada
Agora que você já tem as instalações e todos os utensílios para que a instituição funcione adequadamente e se auto sustente, é necessário ter os recursos humanos necessários como:
Equipe técnica de enfermagem, um carro para resgate de pacientes, equipe de monitoria, médico credenciado de apoio local, enfermeiro padrão, coordenador físico, nutricionista, entidades organizacionais de apoio (NA e AA), assistente social, psicólogos, equipe administrativa e pessoal de zeladoria patrimonial.
Pessoas importantes para que sua instituição funcione
Existem um conjunto de pessoas importantes para que sua instituição funcione, já que você está no caminho de como abrir uma clínica de recuperação própria. Todos são necessários para manter o processo de recurso terapêutico, então contatar esses profissionais é indispensável para o funcionamento da empresa.
Além disso, em conjunto ao longo do tratamento, é comum que os pacientes comecem a ajudar no procedimento de auto sustento do local através de atividades laborterapeuticas. Cortar a grama, cozinhar as refeições, ajudar na higienização do local, limpar os ambientes e trabalhar a arrumação dos mesmos são pontos importantes para o tratamento de usuários de drogas, contudo há a necessidade da orientação das tarefas, delegação e fiscalização imediata do procedimento terapêutico.
Não se pode esquecer que as clínicas, ou comunidades terapêuticas existem justamente para preparar os pacientes alcoólatras ou usuários de drogas para a vida. Portanto é importante ensiná-los a pensar de acordo e fazer as tarefas a contento com instrução técnica profissional.
Clínica Licenciada é Clínica de Sucesso
Agora que você aprendeu os 5 Motivos importantes para preparar o terreno ao investir em uma clínica de recuperação de maneira rentável e organizada e como abrir uma clínica de recuperação própria. Após todo o processo entenda que a clínica licenciada é uma clínica de sucesso.
Por isso, ter as certificações dos órgãos regulatórios para o funcionamento de uma instituição é importante. Contudo, outra dica de sucesso para proprietários de instituições é a conversa com pessoas que trabalham no ramo de internação.
Neste caso, são indivíduos que ajudam no encaminhamento e direcionamento de pacientes dependentes de drogas ou álcool para sua instituição. Realizar parceria com eles é necessário para manter o ritmo de internação e rotatividade do mesmo.
Por fim a 3R ‘s Serviços Digitais espera tê-los ajudado com essa matéria. Nós somos expert em ajudar clínicas de recuperação com artigos e informes sobre a drogadicção. Se você é dono de uma unidade, ou é uma das pessoas que faz o encaminhamento de pacientes para unidades, entre em contato pelo telefone (15) 99750-3710 e faça uma parceria.
Só mais um adendo para você abordar o mercado de internação de forma incisiva
Feito todo processo de como abrir uma clínica de recuperação existe mais um adendo para você abordar o mercado de internação de forma incisiva. Primeiramente crie um logo para sua instituição. Com uma identidade visual você define a maneira como você será lembrado pelos clientes.
Posteriormente registre o logo em uma empresa com um corpo jurídico especializado. Patenteie sua marca para que não haja concorrentes espertos o suficiente para acabar com o seu negócio. Por fim, crie uma identidade na web, uma página para que você possa estar dentro do digital e interagir com o seu público. Agora sua instituição é nota dez e colherá grandes frutos no processo de reabilitação de pacientes adictos.